Acesso à informaçãoFaltam 23 dias para a Copa

Exposição de orquideas celebra a chegada da primavera

A estação mais charmosa do ano começa em setembro. E, para receber a primavera, o Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro acolherá a já consagrada exposição “Orquídeas na Primavera”, organizada pela OrquidaRio, que comemora seus 30 anos de existência. O evento será nos dias 2, 3 e 4 de setembro, das 8h às 17h.

A exposição é uma oportunidade única de apreciar de perto espécies raras e flores deslumbrantes, e ainda, sair de lá com uma muda para começar a cultivar orquídeas em casa. Isso é o que vem acontecendo ao longo de todos esses anos: centenas de visitantes compram plantas em flor ou mudas, e passam a se interessar pelo universo das orquídeas. Ricardo Figueiredo Filho, presidente da OrquidaRio, calcula que mais de 500.000 pessoas visitaram as diversas exposições ao longo deste 30 anos e cerca de 2 milhões de plantas foram negociadas durante as mostras. Estes números confirmam a importância deste evento no calendário cultural do Rio de Janeiro.

A OrquidaRio, uma das maiores associações orquidófilas da América Latina, em todas as edições promove um concurso de orquídeas entre os associados e expositores antes mesmo da abertura ao público. As plantas vencedoras são identificadas durante os 3 dias de exposição no Jardim Botânico. Desde a sua criação, 4.500 orquideas foram premiadas nas respectivas edições, seja pela exuberância na floração, seja pela raridade da planta ou pela perfeição das flores e complexidade de cultivo.


Um dos destaques deste ano fica por conta da Sophronitis coccinea, símbolo da OrquidaRio. Esta orquídea brasileira, originária do estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, destaca-se de outras por ser uma planta pequena de flores proporcionalmente grandes e com um  colorido muito  intenso variando do alaranjado até quase vermelho. A floração acontece no outono, inverno e primavera. As belíssimas Cattleyas também estarão em evidência.

Além de apreciar espécies raras e comprar mudas e plantas floridas de cerca de 12 orquidários diferentes, o visitante terá ainda a oportunidade de participar de palestras e oficinas gratuitas sobre o cultivo das orquídeas, que acontecem em todos os dias de evento, oficina de ilustração botânica no sábado e do curso “As Orquídeas e seu Cultivo” no domingo. Veja programação abaixo:


Dia 2/9 – 6ª feira

8 às 17h - Visita pública - Exposição e vendas
10 e 15h - Oficina de cultivo básico de orquídeas
14h - Palestra: Pragas e Doenças, com Andrew Fogtman


Dia 3/9 – sábado

8 às 17h - Visita pública - Exposição e vendas
9h30 às 12h30 -   Oficina de Ilustração Botânica com  Dulce Nascimento (vagas limitadas – os inscritos deverão chegar ao local entre 8h30 e 9h15 para escolherem a orquídea a ser ilustrada)
14h - Palestra: Cultivo de orquídeas em apartamentos, com Solange Artimos de Oliveira  
15h30 - Oficina de cultivo básico de orquídeas


Dia 4/9 – domingo

8 às 17h - Visita pública - Exposição e vendas
9 às 13h - Curso “As Orquídeas e seu Cultivo” (1ª parte) com Delfina de  Araújo e Carlos Manuel de Carvalho
14h30 às 16h30 - Curso “As Orquídeas e seu Cultivo” (2ª parte)  “Prática de Reenvasamento” com  Andrew Fogtman
17h - Encerramento da Exposição


Obs.: Curso de Cultivo (R$100,00) e Oficina de Ilustração Botânica (R$ 80,00).
Inscrições no local, durante o evento, no estande da OrquidaRio.
O Curso de Cultivo é gratuito para associados da OrquidaRio.
Todas as outras atividades são gratuitas para o público em geral, sem necessidade de inscrição.


Informações: Telefone: (21) 2233-2314   
www.orquidario.org -  boletimorquidario.blogspot.com.br
www.facebook.com/orquidario.orquidofilosassociados