Acesso à informaçãoFaltam 23 dias para a Copa

JBRJ comemora 10 anos do projeto da Flora do Brasil On-line

Nike Air Jordan Future Glow, Nike Jordan Future Glow jordansportsoutlet.com

Mosaicos de fotos homenageiam aqueles que estão trabalhando para o conhecimento e a conservação da riqueza florística do país.

Em 21 de maio de 2010, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro lançou a Lista de Espécies da Flora do Brasil On-line, primeiro marco de um trabalho que resultará, uma década depois, na publicação da Flora do Brasil On-line 2020.

O lançamento da Lista significou o cumprimento da primeira meta da Estratégia Global para Conservação de Plantas (em inglês, Global Strategy for Plant Conservation - GSPC) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) para 2010 – a de elaborar uma lista “funcional amplamente acessível” das espécies conhecidas de cada país.

Naquele momento, a publicação estreava com a lista dos nomes científicos aceitos e dos sinônimos para 41.123 espécies de plantas, algas e fungos brasileiros, seus dados de distribuição geográfica por região, Unidade da Federação e domínios fitogeográficos, bem como de endemismo (se são exclusivas do território nacional).

Coordenado pelo JBRJ, o projeto envolveu cerca de 400 pesquisadores do Brasil e do exterior, chegando formalmente ao fim com a publicação, em 2015, de cinco artigos e suas respectivas bases de dados.

Mas, desse trabalho, originou-se uma continuação mais ambiciosa: a publicação, até o final de 2020, dos dados e descrições de todas as espécies de plantas conhecidas do país – a Flora do Brasil On-line 2020. Para isso, o sistema da Lista foi integrado com o sistema do programa Reflora, que já digitalizou cerca de 3,7 milhões de amostras de plantas de acervos de herbários nacionais e estrangeiros.

Atualmente são 906 pesquisadores de 200 instituições trabalhando na plataforma da Flora do Brasil e quase 48 mil espécies de plantas, fungos e algas catalogadas, entre nativas naturalizadas e cultivadas.

Para celebrar e reconhecer a dedicação dessa enorme equipe, o projeto publica dois Mosaicos Comemorativos, com as fotos de pesquisadores envolvidos. Parabéns a todos!

Veja o Mosaico 1 - com as fotos em preto e branco formando o retrato de Von Martius - principal organizador da Flora brasiliensis, publicada entre 1840 e 1906, única obra a reunir todo o conhecimento sobre as plantas brasileiras até então.

Veja o Mosaico 2 - formando o mapa em que Von Martius apresentou, pela primeira vez, a divisão do território brasileiro pelo que, mais tarde, seria conhecido como os seis biomas do país.

Você também pode fazer o download das imagens:

Mosaico 1

Mosaico 2

Criação dos mosaicos: Eduardo Couto Dalcin (JBRJ). As imagens de Martius e do mapa que serviram de base para os mosaicos são de domínio público

Saiba mais sobre o Reflora.