Acesso à informaçãoFaltam 23 dias para a Copa

Jardim Botânico comemora Dia Internacional dos Povos Indígenas

Dia 9 de agosto foi instituído pela ONU como o Dia Internacional dos Povos Indígenas. O objetivo é reconhecer as tradições e contribuições culturais desses povos para a humanidade.

Neste dia, o Jardim preparou uma série de atividades para o visitante.

O programa Educativo do Museu do Meio Ambiente vai apresentar para o público, no dia 9, próxima sexta-feira, a memória de algumas das mais de 200 etnias indígenas do Brasil. São contos, lendas e trilhas que levarão o visitante à reflexão sobre a importância da conservação da diversidade biológica e cultural.

Confira a programação do Educativo:
 
10h: A Lenda de Iara- Iara circula pelas matas, corre com agilidade e destreza entre as raízes das árvores, mergulha nas águas espelhadas dos rios amazônicos e vive em total harmonia com a natureza.
11h: Trajeto Povos da Floresta - Neste trajeto será revelado o mistério das árvores que emitem estrondos no meio da mata, como é feito o veneno Aruri usado na caça por índios, entre outros saberes tradicionais.
14h: A Lenda da Noite - Dentro do coco mora a noite e toda sua escuridão, que ao ser libertada faz nascer junto todos os animais e sons da floresta noturna, mas essa liberdade gera consequências.
15h: Trajeto Lendas da Mata - O trajeto tem como objetivo conhecer algumas plantas amazônicas como Vitória Régia, Sumaúma e Açaí, e algumas espécies africanas como o Baobá.

As atividades têm, em média, uma hora de duração. São livres, para todas as idades, e gratuitas.
O ponto de encontro é o Hall do Museu do Meio Ambiente.  Não há necessidade de agendamento.

Também no dia 9, o Centro de Visitantes está programando a Trilha Indígena guiada, às 10h e às 14h, com duração de 1h30.

Serão apresentadas ao público 17 espécies vegetais cultivadas no Jardim e que são utilizadas e manuseadas pelos indígenas há centenas de anos. Entre elas, manacá, buriti, sumaúma e pau-brasil. A ideia é que o visitante encontre no Jardim Botânico informações e conhecimentos sobre culturas e tradições relacionadas às plantas.

Os interessados na Trilha Indígena guiada podem se inscrever pelo telefone 3874-1808 ou por e-mail: cvis@jbrj.gov.br
Ingresso para o Jardim | R$15,00 – inteira | R$7,50 – meia
Entrada gratuita para crianças de até 5 anos
Pagamento em dinheiro ou cartão de débito.