Acesso à informaçãoFaltam 23 dias para a Copa

Participe da Semana do Meio Ambiente no Jardim!

O mundo comemora o Dia do Meio Ambiente em 5 de junho. E o público tem um encontro marcado com a ciência e a sustentabilidade nas atividades que o Jardim Botânico oferece para celebrar, de 3 a 7 de junho. Durante a semana, os visitantes podem participar de uma programação especial, ao ar livre, dentro dos laboratórios e do Herbário, em oficinas, palestras e no belo Solar da Imperatriz.

Confira!

Programação Semana do Meio Ambiente no JBRJ

Visitas guiadas*

Segunda, 3 de junho - Roteiro Botânico com Thais Hidalgo, às 14h - a tecnologista da coordenação de Coleções Vivas do JBRJ leva os visitantes para conhecerem algumas das espécies de plantas mais interessantes no arboreto e nas estufas do Jardim. Ponto de encontro: Centro de Visitantes

Terça e quarta, 4 e 5 de junho - Vem para a Pesquisa! Uma oportunidade para visitar o local de trabalho dos cientistas!
- Visita ao Herbário - manhã: das 10h às 10h40;  tarde: das 14h às 14h40.
- Oficina de herborização de plantas - manhã: das 10h40 às 11h;  tarde: das 14h40 às 15h.
- Laboratório de portas abertas - o público poderá observar as células das diversas estruturas das plantas em diferentes tipos de microscópios, no Laboratório de Botânica Estrutural - manhã: das 11h às 12h.

Quinta, 6 de junho
- Roteiro Botânico com Alexandre Quinet, às 10h - em trilha pelo arboreto, o pesquisador do JBRJ fala do conhecimento indígena sobre as plantas, seus usos e significados. Em caso de chuva, esta atividade será cancelada.
- Visita guiada ao Solar da Imperatriz, às 14h.
Ao completar 18 anos de atividade, a Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), instalada no Solar da Imperatriz, abre as portas do prédio histórico para visitação.
Como chegar: estacionamento no local ou ônibus 409 ou 416 (mais caminhada de 400m a partir do ponto final).

*Essas atividades têm inscrição no Centro de Visitantes - telefone (21) 3874-1808  ou email cvis@jbrj.gov.br

Palestras, oficinas e exposição sobre Sustentabilidade

4 de junho, às 9h30 - Oficina e exposição de Artesanato Sustentável, com Alfredo Borret.
Local: Galpão das Artes.

6 de junho
- às 10h - Oficina de Artesanato sustentável, com Fabiana Campos e Claudia Lobo (NERJ Sustentável). Local: Galpão das Artes.
- às 14h - Palestra CERMA sustentável: os critérios  de sustentabilidade nas obras e na manutenção do JBRJ, com Marcelo Ferreira. Local: Museu do Meio Ambiente. Após a palestra haverá visita guiada pelas instalações do JBRJ.

7 de junho, às 10h - Palestra com Viviane Montebello, da Rede Rio Mulher. Local: Museu do Meio Ambiente.